Bruno Brasil conquista 3º lugar no ranking mundial da Federação Internacional de Jiu-Jitsu
Publicado em 03 de Janeiro de 2024 às 06:22 PM

Movidos pelo desejo de ser atletas, jovens deixam suas casas em busca de uma oportunidade profissional em um mundo mobilizado pelo resultado a qualquer custo. É o caso do amazonense, Bruno Brasil, que há dois anos escolheu a Flórida, no Estados Unidos da América (EUA) para buscar destaque no jiu-jitsu.
O sacrifício trouxe resultado, sendo assim, terminando a temporada 2022/2023 em terceiro lugar no ranking mundial da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF).
“Tive mais um ano competitivo muito bom, estou entre os melhores do mundo em minha categoria e sou muito grato a Medeiros Tax e Zion Metal Work por toda ajuda e suporte que me dão para que eu possa continuar sendo competitivo no cenário internacional”, disse.
Nas últimas competições, Bruno conquistou o Atlanta Internacional Open, Waco International Open, Baton Rouge International Open, Kansas City Internacional Open e New Orleans International Open, todos realizados nos EUA.
Ser imigrante
O deslocamento provocado pela premência das condições materiais para o desenvolvimento da carreira esportiva desencadeia um processo de adaptação, socialização e aculturação dentro de diferentes padrões, nem sempre de fácil assimilação. Para o brasileiro, o maior desafio é a saudade da família.
“A maior guerra de um imigrante é a distância, a saudade da família, amigos e das coisas simples que fazíamos. Migrar para um país novo é sempre desafiador pois você reaprende a viver de fato, tudo, absolutamente tudo é algo novo para você. Mas graças a Deus, pessoas maravilhosas apareceram em minha vida e estou conseguindo”, afirmou.
A importância da ajuda
Muitos atletas vivem a eterna luta pela sobrevivência, ainda que grande parte do público veja apenas o espetáculo protagonizado por eles e quase não tenha ideia do que se passa nos bastidores e na estrutura do esporte. Por isso, Bruno conta apoio para seguir o seu sonho.
“Duas empresas americanas lideradas por brasileiros me patrocinam e são fundamentais para que tudo isso esteja acontecendo. A Medeiros Tax - Empresa de contabilidade que atuas nos Estados Unidos todo - liderada pelo Ruben Souza. E também a ZION METAL WORK - Empresa no ramo de metais que atua na Flórida -, liderada por Samuel Gutervil e Evelyn Macedo”, contou.
2024 na porta
Nascido e criado no Conjunto Ajuricaba, localizado no Bairro Planalto, zona Centro-Oeste de Manaus, Bruno prepara-se para 2024. Logo no final de janeiro, o faixa preta tem pela frente o circuito internacional e as expectativas é mostrar a força do Amazonas na modalidade.
“2024 está começando e meu objetivo não mudou, é continuar entre os melhores do mundo representando nosso jiu-jitsu amazonense da melhor maneira possível”, projetou.