Cirurgia por via robótica traz avanços em procedimentos de alta complexidade na medicina
Publicado em 19 de de 2023 às 05:10 PM

A modernização de procedimentos na medicina é algo inerente ao avanço da tecnologia em todos os segmentos da sociedade. Para a realização de cirurgias, por exemplo, a utilização de vias robóticas é realidade, unindo conhecimentos de especialistas capacitados tecnicamente ao que podemos chamar de precisão das máquinas.
A exatidão pelo método é alcançada com a ajuda de um sistema de controle que usa microcâmeras e controladores que captam os movimentos das mãos do cirurgião habilitado, posicionado em uma cabine para operar pequenas incisões, que vão de 8 a 13 milímetros.
“O treinamento é feito em várias etapas, em hospitais de referência em estados como São Paulo e Rio de Janeiro. É um treinamento extenso e que demanda muitos investimentos, mas, que traz um retorno, do ponto de vista terapêutico, bastante satisfatório”, pontuou o uro-oncologista Giuseppe Figliuolo, ao comentar sobre a especialização na técnica.
De acordo com o especialista, a cirurgia via robótica facilita procedimentos de alta complexidade como o câncer de próstata.
“É algo que parece complexo, mas que, aplicado, por exemplo, a casos de câncer de próstata em estágio inicial, hiperplasias prostáticas benignas e até casos de cálculos urinários, apresenta ótimos resultados e garante mais qualidade de vida aos pacientes”, afirmou Figliuolo.
Benefícios
Por ser um tratamento minimamente invasivo e mais preciso cirurgicamente, conforme profissionais consultados pelo VIDA, o trauma aos tecidos humanos é menor, possibilitando uma recuperação com maior rapidez do indivíduo que passou pelo procedimento.
O cirurgião e endoscopista Thiago Cardoso explica que a cirurgia robótica traz benefícios tanto para os profissionais quanto para os pacientes. No caso dos médicos, o aparelho permite, ainda, uma visão detalhada em formato 3D, evitando o cansaço do profissional e facilitando o encontro de áreas de difícil acesso para serem operadas.
No caso do aparelho digestivo, Cardoso afirma que a cirurgia robótica pode ser utilizada para uma série de casos como tratamento de hérnia de hiato, bariátrica, cirurgias de intestino, fígado, pâncreas ou tumores gástricos.
“Ela oferece vantagem como as incisões menores, menos perda sanguínea, uma recuperação mais rápida e um menor tempo de internação. No entanto, a decisão sobre o tipo de procedimento cirúrgico mais apropriado para o paciente específico deve ser tomada em conjunto com o cirurgião”, salientou.