Excesso de gordura e materiais inflamáveis na cozinha podem ter intensificado incêndio no Tropeiro
Publicado em 27 de de 2023 às 06:11 PM

De longe, foi possível ver as chamas negras que chamaram a atenção de quem passava pelo local. A Churrascaria Tropeiro, localizada no bairro de Flores, pegou fogo durante a tarde desta quarta-feira (27). O incidente teria sido intensificado por excesso de gordura e a presença de materiais inflamáveis na cozinha do estabelecimento.
Era por volta das 14h quando uma viatura de patrulha da 12ª Companhia Interativa Comunitária (CICOM) passava pelo local. Os policiais notaram a fumaça preta saindo pelo teto da churrascaria e decidiram acionar o Corpo de Bombeiros.
Uma das bases dos bombeiros fica a cerca de 500 metros do local do incêndio, na Avenida Desembargador João Machado. Três caminhões da instituição e uma ambulância foram usados na ação de resposta que durou aproximadamente 20 minutos.
Parte da churrascaria ficou bastante afetada pelas chamas (Foto: Paulo Bindá/A CRÍTICA)
O comandante dos bombeiros da Capital, Reinaldo Menezes, informou que o incêndio começou na cozinha da churrascaria.
“A gente entende que foi aquela quantidade de gordura excessiva no ambiente, muito material combustível ao redor... Como essa gordura é praticamente um pêlo combustível, ela queimou muito rápido”, disse o militar.
Reinaldo Menezes, comandante dos bombeiros da Capital, conversou com a imprensa sobre o incidente (Foto: Paulo Bindá/A CRÍTICA)
Clientes correram
Um funcionário que estava presente na hora em que o fogo se propagou disse que havia pelo menos seis mesas com clientes dentro da churrascaria. Todos saíram correndo quando perceberam a chama.
O corpo de bombeiros informou que nenhuma pessoa ficou ferida por causa do acidente, mas que 40% da estrutura do estabelecimento foi atingida pelo fogo que se espalhou rapidamente.
HISTÓRICO
A proprietária do local, Adriana Castro, disse que este foi o segundo episódio envolvendo fogo que atingiu o Tropeiro este ano. Em setembro, um curto-circuito em um poste provocou um incêndio de pequena proporção no telhado da churrascaria.
A proprietária também informou que o local tinha todas as licenças para funcionar, incluindo o alvará do Corpo de Bombeiros que teria sido renovado em julho deste ano; mesmo período da vistoria mais recente da vigilância sanitária.
Abalada, Adriana não soube estimar o valor do prejuízo causado pelo fogo.
(Foto: Paulo Bindá/A CRÍTICA)
TRÂNSITO
O incêndio provocou lentidão no entorno da churrascaria, em especial nas avenidas Mário Ypiranga, sentido bairro, e também na Desembargador Gaspar Guimarães, no mesmo sentido. Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana foram enviados para ajudar na fluidez do trânsito.