Qualidade do ar em Manaus volta a melhorar depois de chuva intensa Os dados são do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva)
Publicado em 07 de Novembro de 2023 às 05:29 PM

Manaus amanheceu nesta terça-feira (7) com uma forte chuva por toda a cidade e segundo a Defesa Civil do município choveu uma média de 53 milímetros (mm) nas últimas 24 horas. A qualidade do ar voltou a ficar em índices considerados bons, conforme o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva).
A plataforma de monitoramento mostra que bairros localizados nas zonas Centro-Oeste, Centro-Sul e Norte da cidade encontram-se com a qualidade do ar considerada boa, com índices abaixo dos 20.5 MP2.5 (partículas respiráveis). Já as demais zonas possuem índices moderados da qualidade do ar, com taxas acima dos 21.5 MP2.5.
Ocorrências
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informou que não registrou ocorrências desde o início da chuva na cidade. Já a Defesa Civil de Manaus registrou duas ocorrências até 8h30 de hoje (7): risco de tombamento nos bairros Santa Etelvina e Cidade Nova, na zona Norte. E um deslizamento no bairro Armando Mendes, na zona Leste. Não há informações sobre feridos. “Se necessário use os telefones de emergência 193 do CBMAM e 199 da Defesa Civil”, disse a pasta.
Chuvas
Ainda conforme a Defesa Civil municipal, as zonas Leste (73 mm), Norte (70 mm), Sul (61 mm) e Centro-Sul (52 mm) foram as áreas da cidade mais afetadas pela chuva. Já a Defesa Civil do Estado informou que os bairros Colônia Antônio Aleixo (72,94 mm), Jorge Teixeira (69,83 mm), Mauazinho (61,44 mm), União (52,29 mm), Puraquequara (39,39 mm) e Redenção (34,44 mm) concentraram os maiores volumes de chuva iniciada nesta madrugada.