Seca recorde impacta no preço de condicionadores de ar
O aumento dos preços desses aparelhos é apontado pelo IBGE como uma das causas da inflação de outubro
Publicado em 13 de Novembro de 2023 às 05:52 PM

Um dos efeitos econômicos da seca recorde no Amazonas aparece no relatório do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado ontem pelo IBGE. Os preços do ar-condicionado tiveram a maior inflação em três anos - aumento de 6,09% em outubro. Entre as causas apontadas pelo instituto está a extrema vazante. A seca atrapalha o transporte de mercadorias, afetando as fábricas da Zona Franca de Manaus, onde estão as 10 maiores marcas de ar-condicionado do Brasil.
Calor Às dificuldades das fábricas, soma-se o calor atípico registrado no Sul e Sudeste. A inflação do ar-condicionado é calculada em 14 capitais. Em outubro, os preços subiram em todas. São Paulo registrou a maior alta: 10,69%. Campo Grande (9,63%) e Brasília (9,32%) vieram em seguida.
Deu show: Com média geral 4,5, o Amazonas é o estado com melhor avaliação no Índice Legisla, elaborado pela organização Legisla Brasil. O levantamento mediu o trabalho de todos eleitos da Câmara dos Deputados. Dois deputados do AM tiveram alto desempenho: Amom Mandel (Cidadania) e Capitão Alberto Neto (PL).
Não deu show: Lançado em 2022, o Legisla considera quatro eixos de avaliação: alinhamento partidário, fiscalização, mobilização e produção. A média nacional foi de 3,6 e o Pará foi o pior avaliado.
Manaus na rota: No dia 16, o presidente nacional do partido Novo, Eduardo Ribeiro, estará em Manaus. A agenda prevê reunião com filiados e conversas com a imprensa. No dia 20, é a vez da coordenadora nacional do “Mulheres pelo Novo”, cumprir compromissos na cidade. A jornalista se “refiliou” a convite de Deltan Dallagnol, embaixador nacional do partido.
Contexto: Candidata a defensora-geral, Caroline Souza pode ser a primeira mulher a chegar ao comando da DPE-AM após a criação de eleição interna na instituição. A consulta foi estabelecida em 2009, por lei complementar federal. Antes disso, duas mulheres chegaram ao cargo, ambas por indicação direta do governador.
Debate : Caroline Souza afirmou à coluna que, por meio do processo democrático, “que perpassa pelo voto dos colegas, pode ocorrer um efetivo debate de ideias e é possível trazer novos horizontes para a DPE”. A defensora disputa o cargo com os colegas Rafael Barbosa e Messi Castro.
Lista: Cento e quarenta defensores irão às urnas no dia 1º de dezembro, de forma híbrida (presencial e virtual) para apontar seu favorito. Os nomes dos três defensores vão compor lista tríplice, da qual o governador deve escolher o próximo comandante da DPE.
Convite: A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado quer explicações do ministro da Educação, Camilo Santana, sobre o que classifica como “politização das provas do Enem de 2023, em especial sobre a discriminação do setor agropecuário”. Santana será convidado da audiência pública sobre o tema, ainda sem data.
Bom motivo: A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou projeto de lei que permite ao trabalhador ausentar-se do trabalho uma vez por ano para se vacinar, para vacinar dependentes menores de idade ou maiores de idade que tenham alguma deficiência. A proposta deve seguir, agora, para a Câmara dos Deputados.