Com baixo estoque de combustível em termelétricas, aulas em São Gabriel da Cachoeira são suspensas
Publicado em 21 de Outubro de 2023 às 12:16 PM

A Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), emitiu um decreto na quinta-feira suspendendo as aulas da rede pública de ensino por 10 dias devido ao baixo estoque de combustível da termelétrica que abastece a cidade. O fornecimento de óleo foi prejudicado pela seca do rio Negro.
De acordo com o decreto, a medida está sendo tomada por conta do alívio de carga (racionamento) que a cidade está passando para evitar que uma interrupção geral do fornecimento de energia elétrica aconteça.
A decisão foi tomada após reunião com os representantes do comitê de crise local que discutiu medidas de prevenção e controle da rede elétrica.
O documento avalia que o cronograma de chegada das balsas de combustível apresentado pela Transportadora de Combustível Atem não conseguirá ser executado.
O regime de racionamento está acontecendo 12 horas por dia, em intervalos de 6 horas, de acordo com informações passadas pelo general da 2ª Brigada Alexandre Ribeiro de Mendonça.
Além da rede pública, o atendimento ao público na prefeitura, atividades esportivas realizadas pela Secretaria Municipal de Juventude e Lazer, congressos, reuniões, conferências e seminários da administração pública também foram suspensos.
O decreto também ordena o desligamento de todos os aparelhos de ar-condicionados presentes nas instalações dos prédios públicos, com exceção das Unidades Básicas de Saúde.
Na noite de quinta-feira, a população fez uma protesto em frente ao fórum da cidade, onde as reuniões do Comitê Interinstitucional de Crise, estão sendo realizadas. Os moradores pede
Os moradores se queixam do desencontro de informações. Por escrito pediram que o cronograma de racionamento seja equilibrado e transparente.
No documento, um registro feito no dia 12 de outubro mostra que a falta de luz ocorreu em horários diferentes do que foi divulgado. Já no dia 19 de outubro, o aviso foi divulgado de forma tardia, causando revolta com os moradores.
Balsas
A Distribuidora Atem informou, por meio de nota, que, apesar de haver muitos trechos nos rios em estado crítico de navegação, há três balsas com combustível a caminho de São Gabriel da Cachoeira. “A Atem reafirma seu compromisso com a Amazônia e tem buscado todas as alternativas possíveis para garantir o abastecimento neste período de seca severa”.
A Defesa Civil do Estado disse que acompanha a questão de São Gabriel da Cachoeira junto a empresa responsável pelo abastecimento de energia elétrica. Lembrou que se reuniu com representantes da empresa e do Exército para que traçar um plano para evitar o desabastecimento no qual foi informado a situação da balsa que estava encalhada.
“A empresa fornecedora de combustível informou que embarcações de pequeno porte já estão fazendo esse translado de combustível da balsa encalhada para o município. Eles informam também que a próxima balsa levando 220 mil m³ de combustível, deve chegar em São Gabriel da Cachoeira na próxima terça-feira, dia 24 de outubro”.