Manaus começa a vacinar crianças contra a dengue
Publicado em 22 de Fevereiro de 2024 às 05:22 PM

Uma criança indígena foi a primeira vacinada na campanha municipal contra a dengue, aberta oficialmente em Manaus na manhã desta quinta-feira (22), no Parque as Tribos, bairro Tarumã-Açu, zona Oeste. A vacina está disponível para crianças e 10 e 11 anos em 171 salas de vacinação. O município espera atingir cobertura de 90% do público alvo estimado dentro desta faixa etária, 32 mil crianças.
Aos 10 anos de idade e com sorriso, a pequena Anita Rodrigues, foi a primeira criança a receber uma dose da ‘Qdenga’ pela campanha municipal de vacinação. A mãe, Sandra Palácios, natural de São Gabriel da Cachoeira, comemorou a vacinação da filha.
“Ela nasceu prematura, de seis meses. Em questão de saúde, sempre adoeceu muito e isso se tornou uma dificuldade na criação dela. Mas, agora ela tem dez anos e já pôde se vacinar, eu fico aliviada”, comentou a mãe.
A campanha da prefeitura começou em uma comunidade indígena com 35 etnias. A unidade de saúde da família Parque das Tribos recebeu estudantes das escolas do local.
“Aqui não tinha UBS e são 35 etnias indígenas em média morando, mas era um vazio assistencial já que não tinha a presença da saúde neste território. Isso foi levado em consideração para a escolha do local que abriu a campanha”, disse o Subsecretário de Saúde de Manaus, Djalma Coelho.
Manaus recebeu 65 mil unidades de vacina contra a dengue, repassadas pelo Ministério da Saúde através da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas. Por enquanto, o município vai vacinar na faixa etária de 10 e 11 anos, cujo público estimado é de 32 mil crianças. Posteriormente, a campanha será estendida para crianças de até 14 anos, o que aumenta o público alvo para 65 mil.
(Foto: Márcio Silva)
O quadro de imunização só fica completo após a segunda dose da ‘Qdenga’, que deve ocorrer três meses após a primeira aplicação da vacina. A taxa de cobertura contra a dengue é de 84%.
Para receber a vacina, a criança precisa estar acompanhada dos pais ou responsáveis e apresentar um documento oficial de identificação, cartão nacional de saúde ou CPF e o cartão de vacina. O município tem 171 salas de vacinação em todas as zonas da capital. A lista com endereços e horários de atendimento pode ser encontrada no site da Secretaria Municipal de Saúde.
A prefeitura também vai oferecer a vacinação nas unidades de ensino que fazem parte do Programa Saúde da Escola (PSE). Nestes pontos, a campanha vai funcionar com autorizado prévia dos pais. Os estudantes vão levar para casa um documento de autorização para vacinar, que deve ser assinado pelos pais. Rotativamente as escolas vão receber equipes da Secretaria Municipal de Saúde para aplicar o imunizante. O início deste processo ainda será definido pelo município.