Mulheres empreendedoras em alta e com grandes demandas
Publicado em 23 de de 2023 às 01:49 PM

O ano está chegando ao fim, e com isso, chegam as celebrações e confraternizações de Natal e Ano Novo. Seja em casa ou no trabalho, o espírito natalino já invadiu diversos espaços. E para um grupo diversificado de empreendedores, esta época também é uma oportunidade única de negócio. Na capital ou no interior do Amazonas, eles não param e adotam diversas estratégias para atender a alta demanda de clientes.
A empreendedora Alice Grimm trabalha no ramo de doces há 4 anos, administrando a “Doces da Alice”, em Manaus. Nesta temporada natalina, tem um ‘queridinho’ na mesa do brasileiro que não pode faltar no cardápio dela: o panetone.
Alice, que ao longo do ano vende diversos tipos de doces, buscou como estratégia adotar um cardápio específico para a época natalina com opções para atrair paladares variados.
Alice Grimm buscou estratégia de adotar um cardápio específico para a época natalina e, não pode faltar, o panetone. (Foto: Arquivo Pessoal)
“Esse ano estamos apostando na plataforma Ifood, porque alcança um público novo, que quer comodidade e rapidez. Também reforcei a equipe, fazendo novas contratações, tanto na produção quanto no delivery”, detalhou.
Ela conta que buscou antecipar as compras de insumos. Criou novas estratégias de marketing e um cardápio mais específico para a data, trazendo como novidades duas opções de pratos quente.
Loja online
No interior do estado não é diferente. Há 5 anos, a empreendedora Jomara Ferreira, de Jutaí, tem como principal fonte de renda sua loja online, a “AG’s Modas”. Ela destaca que, neste período de fim de ano, é preciso organização com o tempo de atendimento, através de agendamentos.
Ela também adotou algumas estratégias para atrair a clientela e dar conta da alta demanda típica desta época do ano.
“É alta demanda! A procura por peças para as festas de final de ano e para presentear faz com que seja um mês bem corrido comparado com outras épocas do ano”, disse Jomara.
Jomara Ferreira é do município de Jutaí (AM) e vê sua loja online turbinar nessa época do ano. (Foto: Arquivo Pessoal)
Como a loja é só online, o planejamento, segundo ela, é sempre ter conteúdos que atraiam os clientes através das redes sociais, fazendo “spoiler” que antecedem o que estará chegando para essa época”.
Neste período festivo, Jomara transforma a temporada de compras e celebrações em uma oportunidade de negócio. Os produtos não geram apenas lucros, mas também se tornam parte de momentos afetuosos entre as pessoas, a exemplo de clientes que buscam produtos para presentear uma pessoa querida ou para usar neste momento especial de celebrações.
Alta demanda nos salões
Mas, tem um grupo específico de empreendedores que virou até “meme” na internet neste período de fim de ano: os profissionais da beleza. Conseguir um horário no salão está virando uma “missão quase impossível” por conta da alta demanda de clientes.
E quem confirma isso é a cabeleireira Ana Maria Lima Cordeiro, que trabalha no “Espaço Noahna”, em Manaus.
Ana Maria Lima Cordeiro trabalha em um salão de beleza e, nesse período, é preciso fazer agendamento para receber a clientela (Foto: Arquivo Pessoal)
“O movimento está ótimo. Temos uma clientela fixa e isso nos favorece muito. Temos 20 anos no mercado e com o lançamento de nossa marca, Noahna Cosméticos, fez com que a procura aumentasse ainda mais”, comentou Ana Maria, que conversou com a reportagem de A CRÍTICA entre um atendimento e outro.