Obras assinadas por artistas amazonenses terão destaque na L.A. Comic Con, nos Estados Unidos
Publicado em 17 de Novembro de 2023 às 06:10 PM
Pela primeira vez, histórias em quadrinhos inspiradas no folclore amazônico e na cultura da região terão destaque na Convenção de Quadrinhos de Los Angeles, a L.A. Comic Con, que acontece do dia 1º a 3 de dezembro, nos Estados Unidos. As obras são assinadas por artistas amazonenses com experiência no mundo HQ, como Alex Souza, Ademar Vieira, Emerson Medina, Tiêe Santos e Romahs Mascarenhas.
A divulgação dos trabalhos a nível internacional é encabeçada pela editora Tucupi Books, do editor-chefe e roteirista Alex Souza, natural de Manaus e hoje radicado na Califórnia. Segundo Alex, a ideia de lançar quadrinhos utilizando narrativas amazônicas como destaque surgiu quando ele conheceu uma história específica, a HQ “Sete Cores da Amazônia”, de Ademar Vieira. A HQ, inclusive, ganhou um filme dirigido por Ana Lígia Pimentel.
“Eu sempre amei quadrinhos. Quando meu amigo de longa data Ademar Vieira (que fez a famosa Ajuricaba, entre outras HQs) me mostrou o ‘Sete Cores da Amazônia’, eu havia acabado de mudar de profissão para tradutor e resolvi tentar fazer a obra em inglês. Isso desencadeou uma série de aprendizados e decidi fazer mais obras”, conta Alex.
Todas as obras serão apresentadas na L.A. Comic Con: “Ajuricaba: The Last King of the Amazon”, assinada por Ademar Vieira, Juicilande Júnior e Tieê Santos; “Speechless”, coletânea das tirinhas virais de Ademar Vieira; “The Last Arrow”, tradução de A Última Flecha, de Emerson Medina e Romahs; e “Seven Colors of the Amazon”, de Ademar Vieira e Tiêe.
O editor reforça que o objetivo dele é divulgar trabalhos que elevem a cultura do Amazonas para fora do Brasil. “O mercado amazonense tem suas limitações, mas não quer dizer que não haja artistas de qualidade, que estão no nível - ou até melhor - que muitos artistas de fama. A obra ‘Ajuricaba’ provou que existe mercado para uma história, tendo esgotado sua primeira tiragem não só em Manaus, mas em várias cidades do Brasil”, afirma Alex.
VIRUSTOPIA
A história de um futuro não muito distante, formado por uma sociedade destroçada por um vírus é o enredo central de “Virustopia”. A obra em quadrinhos é uma ficção científica escrita pelo jornalista e quadrinista Emerson Medina, ilustrada por Romahs Mascarenhas e Levi Gama e arte final de Tiêe Santos. A HQ é uma das apostas para a L.A Comic Con por apresentar uma leitura pessoal da pandemia de coronavírus.
“É um desabafo meu do que vivemos na pandemia, especialmente contra o negacionismo e o obscurantismo. O Alex gostou e viu a possibilidade de expandir. Ele que plantou essa semente da gente criar um universo próprio, mas o vírus da história não é o corona. É uma distopia sobre os sobreviventes de uma sociedade destroçada”, explica Medina, ao citar que outra obra escrita por ele, “A Última Flecha, foi indicada a dois prêmios nacionais, o Aberst 2020 e o HQMIX 2020.
RECONHECIMENTO
Para Alex Souza, a expectativa de divulgar as HQs no evento é uma oportunidade de expandir o nome da cena local para outros países, trazendo atenção para o trabalho dos artistas e da cultura do Amazonas.
“Existe um potencial enorme nessas histórias para outras mídias, além das HQs e das lendas. Eventos desse porte também são importantes para criar novas conexões e parcerias, que espero um dia também poder lançar no Brasil”.
Frase
Existe um potencial enorme nessas histórias para outras mídias, além das HQs e das lendas. Eventos desse porte também são importantes para criar novas conexões e parcerias”
Alex SouzaRoteirista
Saiba mais
>> Título
Disputando a atenção dos fãs das histórias dos quadrinhos, o L.A Comic Con também terá celebridades do mundo dos games dos filmes e dos seriados como atores do elenco de “The Boys”, “Doctor Who”, de “O Senhor dos Anéis” e da série do universo de “Star Wars” – “Ahsoka.