Retomar a prevenção à Covid
Com nova onda da Covid-19 a confiança com os bons negócios nesse último bimestre do ano poderá ser afetada negativamente
Publicado em 23 de Março de 2023 às 01:33 PM

O registro crescente de novos casos de Covid-19 no Amazonas obrigou o retorno do Estado à fase amarela e demonstra a importância de retomar as medidas de prevenção e melhorar a taxa de vacinação. A variante B.Q.1 se revela persistente e com potencial para produzir prejuízos de todas as ordens, pessoal, com as pessoas acometidas com sintomas que as força a ficar em casa ou em complicação que obrigam a internações.
Do ponto de vista econômico, a Covid-1 pode impactar negativamente setores que estão buscando sair da paralisia provocada pela pandemia nos dois últimos anos. Copa do \mundo, férias e festas de final de ano são vistos como acontecimentos que podem reaquecer as vendas, ampliar postos de trabalhos e revitalizar a economia. Com nova onda da Covid-19 a confiança com os bons negócios nesse último bimestre do ano poderá ser afetada negativamente.
A vacinação é o mecanismo que impede maior número de mortes pelo vírus e suas complicações, ainda assim, há contingente expressivo de pessoas que tomou apenas a primeira dose, outros tantos que não se vacinaram e uma parcela sem as doses de reforço. O quadro, alertam especialistas, é de preocupação.
Nesse momento, em Manaus, foram ampliados os postos de testes e de vacinação. A campanha pela vacinação está de volta, embora mais tímida, na tentativa de ampliar as barreiras de proteção à população e evitar a superlotação de hospitais e unidades de saúde. É fundamental que a estrutura pública de saúde reforce as ações de prevenção e de sensibilização para o ato de vacinação e de readoção das condutas de uso da máscara e de higienizar as mãos.
Em locais de aglomeração, como os ônibus, paradas, festas em clube fechados, salas de aula, academias de ginásticas e outros já não se observa o uso da máscara. Uma ou outra pessoa seguem com o acessório. A postura mais observada é a de que a pandemia acabou e não há mais exigência de manter a atitude de prevenção e de vigilância. A B.Q.1 mostra que a realidade é outra e o autocuidado além de incentivar o cuidado com o outro é a postura mais a ser praticada.
font: - acritica.com10/11/2022 às 08:01.
Atualizado em 10/11/2022 às 08:01