Conheça os agraciados da 5ª edição do Prêmio Nestor Nascimento
Publicado em 03 de Novembro de 2023 às 06:14 PM

Divulgação/Aleam)
No mês que marca o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso vai realizar, segunda-feira (6) de novembro, a cerimônia de entrega do V Prêmio Nestor Nascimento.
A cerimônia acontece a partir de 9h, no Auditório Senador João Bosco, nas dependências da Escola, na sede da Aleam. O prêmio foi criado como forma de agraciar personalidades regionais que atuam na promoção da Igualdade Racial.
O Prêmio Nestor Nascimento recebe o apoio irrestrito do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade e foi instituído no âmbito da Assembleia Legislativa no ano de 2021, por meio do Projeto de Lei de n.º 45/2021, de autoria da então deputada, professora Therezinha Ruiz. Foi regulamentado pela Resolução de n.º 914/2022.
Nesta edição do Prêmio, a 5ª delas, as categorias e os agraciados são:
1. Maria Jacauna – Preservação da fé nas religiões de matriz africana e combate à intolerância religiosa
2. Andarilha – Feminismo negro
3. Regina de Benguela – Respeito, visibilidade, resgate histórico e luta contra o racismo
4. Marcos Moura – Promoção de atividades afro-culturais e educativas
5. Projeto do Quilombo se faz Samba de Raiz – Fomento e protagonismo negro
6. Iolete Ribeiro da Silva – Produção acadêmica, produção literária e estudos sobre presença negra no Amazonas
7. Joana de Freitas – Promover a saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do Sistema Único de Saúde – SUS
Nestor José Soeiro do Nascimento, que dá nome ao Prêmio criado pela Aleam, nasceu em 11 de dezembro de 1947 e faleceu em 31 de maio de 2003, foi advogado, jornalista e reconhecida liderança do movimento negro em Manaus, tendo sido fundador do Movimento Alma Negra (MOAN).
Foi fundador ainda da Associação de Moradores e Amigos da Praça 14 de Janeiro e da Escola de Samba Vitória Régia. O bairro Praça 14 de Janeiro, aliás, foi onde Nestor viveu toda sua vida com sua família e onde existe o Quilombo de São Benedito. Era bisneto de Maria Severa Monteiro do Nascimento, uma das matriarcas da família maranhense que fundou o quilombo.
Ainda nesta edição, receberão Menção Honrosa, o professor Gláucio da Gama, o Mestre Canário, Lissason Jonathan Azevedo, o Quilombo do Sagrado Coração de Jesus, Tata Zazi Adalberto de Xangô e Mestre Canário.
Mestre Chaguinha receberá o Prêmio Especial pelo Conjunto da Atividade Cultural Desportiva. Edgar Francisco das Chagas, Chaguinha nasceu em Maceió (AL). Muito jovem, morou no Rio de Janeiro (RJ), acompanhando o irmão, que dava aulas de Judô, e havia se mudado pra capital carioca.
Em 1971, quando o irmão judoca firmava residência em Manau, Chaguinha, mais uma vez, o acompanhou, quando ele então chega à capital amazonense, e aqui trilha seu caminho nesta arte da capoeira.
O Prêmio Nestor nascimento foi criado em 2017, está em sua 5ª edição por não ter ocorrido em dois anos da Pandemia de Covid-19, 2020 e 2021. Em 2021 que ele passou a ocorrer por meio de Projeto de Lei, posteriormente, Resolução.