Defesa Civil emite alerta de inundações e deslizamentos em Manaus por causa da chuva
Publicado em 01 de Fevereiro de 2024 às 05:49 PM

Nesta quinta-feira (1°), o dia amanhece encoberto e com pancadas de chuva em todo o Amazonas. No centro amazonense, as chuvas são acompanhadas de trovoadas. As informações são do último boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Ainda conforme o órgão, durante a tarde e à noite, as chuvas intensas continuarão e serão acompanhadas de trovoadas em todo o estado.
O Inmet emitiu ainda um alerta para perigo de chuvas fortes e ventos intensos no centro, sudoeste, sul e norte amazonense, atingindo municípios como Itacoatiara, Parintins e Boca do Acre.
A temperatura mínima fica em torno de 17°C, em Santa Isabel do Rio Negro, e a máxima prevista é de 38ºC, em Barcelos. A umidade relativa do ar varia entre 60% e 95%.
Inundações e deslizamentos
A Defesa Civil também emitiu um alerta com a possibilidade de Inundações em alguns bairros da capital amazonense.
“Possibilidade de ocorrência de inundação brusca em córregos e canais em áreas densamente ocupadas às margens dos igarapés Mindú, Goiabinha, Passarinhos, Bolívia, Barro Branco, Franco, Franceses, Cachoeira Grande e São Raimundo”, diz o comunicado.
Este alerta, segundo a própria Defesa Civil, pode se estender até às 17h, desta quinta-feira (1º).
Outro alerta emitido pela Defesa Civil é a possibilidade de corridas de massa de solo/lama, ou seja os deslizamentos de terra causados pela erosão que vem com as pancadas de chuvas no solo.
“As áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se pela presença de áreas de risco sujeitas a processos de movimentos de massa, sobretudo deslizamentos de terra induzidos. Esta situação associada à precipitação incidente (ou acumulada) e a previsão meteorológica indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas. A previsão meteorológica indica continuidade das chuvas com intensidade moderada a forte nas próximas horas”, ressalta o órgão.
Este último alerta é válido até às 21h de quinta, tendo em vista que os deslizamentos de terra continuam acontecendo horas depois da chuva cessar.