Goleiro amazonense é aprovado para atuar nas categorias de base do Atlético Mineiro
Publicado em 16 de de 2023 às 01:08 PM

Com o término das competições do Campeonato Amazonense Sub-12, o time do Inter Soccer Academy mostrou ao público vários garotos com grandes talentos. Em destaque, o goleiro D'Brayan Soares, de 12 anos, atleta amazonense que vai integrar as categorias de base do Atlético Mineiro, em Minas Gerais.
Morador do bairro Alvorada, a jovem promessa começou com seus primeiros toques na bola com apenas dois anos de idade. Atleta destaca que foi testado na linha como jogador, mas não teve muito êxito, se identificou mais como goleiro e aí começou sua paixão pela redondinha.
"Comecei jogando na linha em uma escolinha aqui do meu bairro. O meu pai que me levou, aí eu não me sai bem como jogador e resolveu me testar no gol. Graças a Deus me identifiquei e surgiu ainda mais minha paixão pelo futebol. Sou feliz naquilo que eu faço e escolhi", comentou o arqueiro.
Como todo atleta tem suas inspirações e ídolos, com D'Brayan não foi diferente. Ele aponta seu pai Márcio e o seu tio André Santos como suas maiores inspirações na sua carreira futebolística.
"Minha maior inspiração é o meu pai Márcio. Também tem meu tio André Santos que foi um grande jogador e hoje não está entre nós. São duas pessoas que me espelho muito para construir minha carreira ao longo dessa trajetória que está apenas no começo", disse o atleta.
O craque mirim carrega na bagagem passagens por grandes clubes da capital, são eles: Recanto Guerreirinhos, Vingadores, Craques do Futuro, Revelando Para o Futuro e o Internacional Soccer Academy. Além disso, realizou testes em clubes de fora como o Fluminense, Cruzeiro, Corinthians e Atlético Mineiro, onde foi chamado recentemente para compor o plantel de jogadores.
Medalhas e conquistas
No total, D'Brayan coleciona nove medalhas conquistadas ao longo desse tempo. Um Amazonense de campo, dois Amazonenses de quadra, quatro Iberleague, dois Fut7 e uma Copa glória. A meta do atleta é somar ainda mais troféus e medalhas no futuro
"Quero fazer história. Meu objetivo é alcançar mais títulos para minha carreira, ainda só é o começo. Espero trazer mais alegrias para minha família e pessoas que gostam de mim e me ajudaram nesse processo", disse o garoto.
D'Brayan foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Amazonense Sub-12 (Foto: Jeiza Russo/ A Crítica)
Apoio que vem de dentro e de fora
Gritos na arquibancada, apoio incondicional e aconchego. Os pais são sempre os melhores amigos dos filhos em todas as situações. Com o goleiro mirim não é diferente, além dos pais, ele tem recebido todo carinho e incentivo do Anderson Palheta, Lidiane Hiroiaque, Fabio Vassallo, pais de outros garotos que desde o começo nessas idas dele para fazer esses testes nos clubes.
“Queria agradecer meu preparador de goleiro Lorran Azevedo, que me ajudou a me tornar esse profissional que eu sou hoje. Também minha avó Sônia Santos e meus pais Felipe Guerreiro Garcia e Adriana que não mediram esforços para me ajudarem e incentivarem quando precisasse”, disse.
Reconhecimento e oportunidade
O Agente da CBF/FIFA Fábio Vassallo, está responsável pelo D’Brayan nessa ida ao clube do Atlético.Vassallo tem uma agência onde gerencia a carreira de vários atletas aqui no Brasil e Europa. Ele descobriu o atleta através do Anderson, pai do atleta Lucas Hiroiaque que é da mesma categoria que o arqueiro, para o agente, é uma satisfação essa descoberta de novos talentos para o mundo do futebol. Ele levou o atleta para os períodos de testes onde foi aprovado e logo chamado para compor a categoria.
“Muito importante descobrir novos talentos que estão espelhados nesse mundo. D’Brayan é um excelente goleiro, merece essa oportunidade é um clube de grande destaque. É uma satisfação fazer parte disso e dessa história, contribuir com sonhos e projetos futuros dele”, comentou o agente.
Atleta comentou a sensação e o sentimento de integrar uma das melhores categorias de base do Brasil.
“Me sinto ansioso e feliz por fazer parte dessa equipe. Agradeço a Deus pela oportunidade e por sempre me capacitar nas minhas escolhas, espero que eu consiga oferecer o melhor de mim como venho fazendo com meu esforço e dedicação nos treinos e jogos”, comentou D’Brayan.
O goleiro sonha em algum dia compor o elenco profissional de algum clube de futebol. Além disso, espera que as pessoas possam conhecer sua história e assim deixar um legado para elas.
“Quero que no futuro próximo eu possa deixar um legado e que as pessoas possam conhecer minha história. Pretendo realizar muitas coisas e uma delas é compor o profissional, meu desejo", finalizou D'Brayan.