Jogadores do Manaus passam por avaliações físicas no Laboratório de Desempenho Humano, da Ufam
Publicado em 07 de de 2023 às 05:47 PM

Testes e mais testes, assim se resume semana do elenco do Manaus FC Na manhã desta quarta-feira (6), os jogadores do Gavião do Norte passaram por avaliações no Laboratório de Estudo do Desempenho Humano (Ledehu), da Faculdade de Educação Física da Ufam e a programação irá continuar nesta quinta-feira (7).
Na manhã de quarta-feira (6) foram feitas avaliações isocinéticas, ultrassom e medição do salto vertical, tudo sob o olhar atento do preparador físico do clube, Gregory Oliveira, e do professor Matheus Rossato, um dos membros do laboratório. A avaliação isocinética, por exemplo, serve para medir a força dos membros inferiores e o resultado utilizado para direcionar treinos e prevenir lesões. De acordo com o preparador físico do Gavião, os dados obtidos nos testes servirão para direcionar os treinamentos da pré-temporada.
“A gente está fazendo avaliações de força que a gente consegue, com os dados, mensurar e direcionar os treinos. Hoje fizemos o isocinético, a gente tem a plataforma de salto e aí depois a gente cruza os dados e vê as deficiências e que atletas precisam de mais potência, que atleta precisa de mais força, qual atleta que tem déficit e aí a gente consegue ter no dia da estreia um grupo mais homogêneo possível porque a gente consegue otimizar a performance do atleta e equiparar eles em questão de força”, explicou Oliveira em entrevista à Tv do clube no Youtube.
A bateria de testes dá segmento a uma programação que começou na segunda-feira (4) – dia da apresentação do elenco - e envolveu exames clínicos como avaliação de percentual de gordura, exame de sangue, avaliação ortopédica e VO2 (teste que mede capacidade pulmonar de uma pessoa). Ao término das avaliações, os dados serão cruzados e, a partir daí, o treinamento de cada atleta será montado.
“A gente ainda precisa completar os dados e bater com os testes que a gente fez no clube e, a partir daí, a gente consegue direcionar, montar os treinos e fazer as sessões direcionadas e individualizada”, completou Gregory que faz a primeira passagem pelo Manaus e tem no currículo trabalhos em times da região Sul, além do Marília-SP e Gama-DF. O preparador físico é formado em Educação Física e pós-graduado em prescrição de exercício e atividade física e mestrando em otimização da performance.
O professor da Ufam, Matheus Rossato, disse que os resultados dos testes foram surpreendentes e que os atletas têm um grande potencial físico.
“Tivemos resultados surpreendentes. Temos no elenco do Manaus atletas com grande potencial físico e a gente torce para que isso tenha uma boa relação com o desempenho durante o campeonato. É muito bom avaliar pessoal em alto nível como esses atletas”, declarou.
Na temporada de 2024 ,o Manaus disputará o Campeonato Amazonense, a Copa Verde e a Série D do Campeonato Brasileiro. No estadual o Gavião do Norte está no Grupo A ao lado de Amazonas, Nacional, Manauara, Operário e Alvorada. A estreia será contra o Rio Negro.