Mais de 40 toneladas de alimentos são entregues para escolas da Rede Municipal de Barreirinha
Publicado em 14 de de 2023 às 06:19 PM

A Merenda Regionalizada já é uma realidade no cotidiano dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Barreirinha, que além de ser mais nutritiva e saudável, gera emprego e renda aos produtores da agricultura familiar.
A aquisição faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que vem sendo cumprido pela Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria de Educação (Semed). A soma de todas as entregas do ano de 2023 gira em torno de 45 toneladas de alimentos, sendo contemplados um total de 37 agricultores.
Dentre os municípios do Baixo-Amazonas, Barreirinha é referência nesta modalidade de fornecimento de alimentos advindos do setor primário local.
"Por determinação do prefeito Glenio Seixas, nós nos empenhamos em cumprir que os 30% do cardápio oferecido na alimentação escolar seja de merenda regionalizada. Desde 2018, o programa está presente em nosso município, e apesar de termos enfrentado este ano alguns desafios por conta da severa estiagem, fizemos o possível para estar levando itens alimentícios de produtores rurais locais para os estudantes da rede municipal", destaca o secretário de Educação, Márcio Rogério.
(Foto: Divulgação)
De acordo com a responsável pelo setor de Merenda Regionalizada, nutricionista Taianne Reis, no decorrer do ano foram realizadas 8 entregas de Alimentação Escolar da Chamada Pública Geral e 7 entregas na Chamada Pública para Indígenas e Quilombolas.
"Esse foi mais um ano que a gente conseguiu vencer todos os desafios e atender a maioria das nossas escolas com a merenda regionalizada, que adiciona a qualidade nutricional necessária e complementa a merenda convencional ou industrializada para que a alimentação escolar seja mais saudável", disse a nutricionista.