Zona Leste foi área mais afetada pela tempestade que atingiu Manaus no feriado de Natal
Publicado em 26 de de 2023 às 06:13 PM

Dezenas de casas foram atingidas por alagamentos devido ao grande volume de chuva registrado nesta segunda-feira (25), feriado de Natal, em Manaus. No Beco Cacau Pirera, bairro São José Operário, Zona Leste de Manaus, moradores tiveram suas casas invadidas pela água e pela lama.
Segundo a Defesa Civil de Manaus, a Zona Leste foi a área mais afetada pela chuva, concentrando três das seis ocorrências formalizadas. Outras duas ocorreram na zona Sul e também na zona Centro-Sul, todas sem vítimas lesionadas.
Ainda segundo a Defesa Civil, o bairro com o maior volume de chuva foi o Mauzinho, também na Zona Leste, que teve um acumulado de chuva de 84,89 milímetros. Em seguida, ainda na Zona Leste, aparece o bairro Colônia Antônio Aleixo, com 37,40 mm, como o segundo mais atingido pela chuva.
Outros dois bairros fortemente atingidos pela chuva estão na Zona Norte da cidade: a região do Igarapé do Mindu, no bairro Cidade de Deus, com um acumulado de chuva de 47,60 mm, e o bairro Santa Etelvina, com 33,03 mm de chuva acumulada.
Em nota, a Defesa Civil informou que equipes da Secretaria-Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), estiveram nas ruas, em atendimento às ocorrências. Os trabalhos foram acompanhados pelo diretor de Operações da Sepdec, José Mendes.
“Foram registradas duas ocorrências de desabamento, duas de alagamento, uma de risco de deslizamento de barranco e uma que envolve bueiro. As duas situações de alagamento foram registradas na primeira etapa do bairro Distrito Industrial, zona Sul, e uma terceira de desabamento de muro, no bairro São José Operário, zona Leste da cidade”, detalhou o órgão em nota.
Apesar dos danos materiais, a Defesa Civil afirmou que de todas as ocorrências registradas nesta segunda-feira (25), nenhuma houve vítimas.
E nos próximos dias, a chuva deve continuar na capital amazonense. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para esta terça-feira (26), a previsão é de “muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas”.